quarta-feira, 6 de maio de 2009

A pedagogia do aprender a aprender - por Newton Duarte

Segundo o DUARTE (2001), às “pedagogias do aprender a aprender” assume um posicionamento valorativo em relação aquilo que o indivíduo aprende sozinho e a aprendizagem que se dá por meio da transmissão de conhecimentos por outra pessoa, pois, aquilo que é aprendido sozinho estaria em um nível mais elevado do que a aprendizagem resultante da transmissão, desprezando assim, todos os conhecimentos produzidos histórica e socialmente.

Outra crítica do autor referente a essas pedagogias diz respeito ao seu posicionamento valorativo que afirma ser mais importante ao aluno descobrir um método de descoberta e construção de conhecimentos do que conhecer e aprender as descobertas e conhecimentos produzidos por outras pessoas.

A terceira crítica de Duarte diz respeito ao posicionamento valorativo dessas pedagogias que defendem que “a atividade do aluno, para ser verdadeiramente educativa, precisa ser impulsionada e dirigida pelas necessidades e interesses da criança”, ou seja, o aluno deve construir seu próprio método de conhecimentos impulsionado por suas necessidades e interesses.

A última crítica do autor diz respeito ao posicionamento valorativo que afirma ser necessário à educação preparar os indivíduos para a sociedade em processo acelerado de mudanças. Sendo assim, todos os conhecimentos são provisórios e, portanto, é necessário ao indivíduo aprender e se atualizar sempre se quiser evitar a defasagem em seus conhecimentos.

Trabalho apresentado na Sessão Especial intitulada Habilidades e Competências: a Educação e as Ilusões da Sociedade do Conhecimento, durante a XXIV Reunião Anual da ANPED, 8 a 11 de outubro de 2001, Caxambu, M.G. Livre docente em Psicologia da Educação, UNESP, campus de Araraquara. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar no período de junho/1999 a maio/2001, reeleito para o período de junho/2001 a maio/2003. E-mail: newton.duarte@uol.com.br

Um comentário:

  1. gostamos muito do blog de voces voltado para os educadores do ensino infantil e fundamental.

    ResponderExcluir

Vamos trocar idéias?