quarta-feira, 3 de junho de 2009

Brincadeiras antigas - parte 2

Cinco Marias
Você poderá brincar de 5 Marias com cinco pedrinhas ou cinco saquinhos de pano. Os saquinhos poderão ser feitos com retalhos com enchimento de arroz.
Deve-se tirar a sorte para ver quem iniciará o jogo. Inicia-se jogando os saquinhos para cima e onde caírem devem ficar. O jogador pega outro saquinho e joga para cima enquanto pega outro saquinho antes do primeiro cair no chão. Depois deverá jogar os dois saquinhos para cima e tentar pegar um terceiro saquinho do chão. E assim por diante. Ganha 1 ponto quem conseguir pegar os 5 saquinhos se não conseguir passa a vez.

Cobrinha
Duas crianças seguram a corda perto do chão e começam a fazer ondulações. Três crianças começam a pular, quem tocar esbarrar na corda sai da brincadeira. Se uma sair entra outra no seu lugar. Vence quem conseguir ficar pulando mais tempo.

Elefantinho colorido
As crianças ficam em roda e uma delas fala:__ Elefante colorido!Os outros perguntam:__ De que cor ele é?A criança deverá escolher uma cor e as outras deverão tocar em algo que tenha esta cor. Se não achar esta cor o elefantinho irá pegá-lo.
Estafeta ao quadro negro

Organiza-se duas filas de crianças. Elas devem escolher um número qualquer que será o resultado do cálculo que irão realizar (Por exemplo: 30). Dá-se o sinal de partida, então o primeiro jogador de cada fila deverá correr ao quadro e escrever dois números quaisquer, depois somá-los ou subtraí-los e voltar para a sua fila, entregar o giz ao segundo jogador e ir para traz do último jogador. O segundo jogador deverá correr ao quadro e também irá proceder da mesma forma, porém antes deverá verificar se o cálculo anteriormente feito pelo colega está certo, se não estiver deverá corrigi-lo e depois fazer o seu. Deverá proceder assim até ó último jogador. Este deverá somar ou subtrair de forma que consiga o resultado inicialmente proposto. Por exemplo: se o número combinado foi 30 e o último número restado foi 22 ele deverá somar com 8. Vence a fila que terminar primeiro.

Estátua
As crianças ficam em fila. Escolhe-se uma criança para começar a brincadeira. Esta criança começa a puxar as crianças perguntando antes de puxar: pimenta, pimentinha, pimentão ou sapatinho de algodão? Quem responder:
- Pimenta: é puxada normalmente e virar estátua.
- Pimentinha: é puxada devagar e virar estátua.
- Pimentão: é puxada com força e virar estátua.
Sapatinho de algodão: deve ser carregada no colo e ao ser colocada no chão virar estátua.
Após todos virarem estátua a líder diz: Entrei no jardim de flores, não sei qual escolherei, aquela que for mais bela, com ela me abraçarei. Então escolhe uma estátua para se abraçar. A escolhida deverá ser a próxima líder. Todos retornam à posição normal e recomeça a brincadeira.

Estátua 2
Faz-se uma roda e todos vão rodando de mãos dadas e cantando a seguinte canção:
“A casinha da vovó,
cercadinha de cipó,
o café tá demorando,
com certeza não tem pó!
Brasil! 2000!
Quem mexer saiu!”.
Todos ficam como estátua e não vale rir, nem se mexer, nem piscar, nem se coçar, quem será que vai ganhar?

Foguinho
Duas crianças segurando a corda começam a bater e falar:
"Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, com pimenta
Fogo, foguinho. "

Enquanto isso uma criança está pulando na corda. Ao pronunciar a palavra foguinho deverão girar a corda bem rápido. Quem conseguir pular mais rápido, sem esbarrar na corda será o vencedor.


Forca
Pode-se brincar no quadro-negro ou num papel. Uma criança pensa numa palavra e depois coloca a quantidade de traços correspondentes ao número de letras da palavra. Por exemplo: se a palavra escolhida for CADEIRA ela deverá fazer 7 traços. (fig. 1)
As crianças em ordem começarão a dizer as letras tentando acertar. A criança que está ao quadro deverá escrever em cima da linha as letras que forem ditas e que existirem na palavra (fig. 2). Se disserem uma letra que não existir na palavra, a criança ao quadro desenha a cabeça de um bonequinho. A cada erro irá colocando uma parte do corpo até ser enforcado (fig. 3), neste caso a criança deverá determinar uma prenda a ser paga. Quem acertar a última letra, irá para o quadro escrever uma nova palavra.
Fig. 1: _ _ _ _ _ _ _
Fig. 2: _ A _ _ _ _ A
Fig. 3:
Formando grupos
As crianças deverão ficar em roda girando e cantando. A professora irá bater palmas ou apitar e mostrar um cartão que deverá ter um número. Se o número for o 4 por exemplo, as crianças saem da roda e formam grupos de quatro e depois voltam para a roda, continua a brincadeira até não poder formar mais grupos. Quem ficar de fora sai da brincadeira.

Fotografias em colher
Dois jogadores combinam-se entre si. Um sai da sala e outro fica. O que fica pega uma colher e finge tirar a fotografia de alguém pondo a colher em frente ao rosto da pessoa por dois segundos. Chama-se então o que está do lado de fora da sala que, examinando a colher, diz o nome da pessoa que foi fotografada. Todos provavelmente ficarão admirados, mas isto não passa de um truque que consiste no seguinte: o que tirou a fotografia faz o mesmo gesto da pessoa que foi fotografada sem que a pessoa perceba, ou seja, se estiver com a mão no queixo este deverá ficar com a mão no queixo, se estiver com o lápis na boca, este deverá ficar com o lápis na boca, então o que estava do lado de fora compara a posição do companheiro com alguém da sala e aí diz o nome da pessoa fotografada.

Galinha gorda
Pode-se fazer na piscina certificando-se que todos sabem mergulhar e observando a idade da garotada. Todos estão dentro da piscina. Uma criança começa a falar e o grupo deve responder:

Jogador:- Galinha gorda!
Todos: - Gorda ela!
Jogador: - Vamos comê-la!
Todos: - Vamos a ela!"

E então o jogador joga o objeto (galinha gorda) em algum lugar da piscina. Todos mergulham em busca do objeto. Quem conseguir achar a galinha gorda será o vencedor e o próximo a lançar o objeto que representa a galinha gorda

Jogo da velha
Faz-se o seguinte traçado em uma folha de papel:

Joga dois participantes. Tira par ou ímpar para ver quem começa. O que inicia escolhe entre x ou 0. Se escolher X coloca-o em alguma casa, o outro fica com o 0 que escolhe outra casa. Ganha quem conseguir fechar uma coluna na horizontal, vertical ou diagonal.

OBS.: Pode-se jogar com pedrinhas, grãos, na areia, quadro de giz. Use a criatividade.

21 comentários:

  1. muito intereçante os jogos,mas esta faltando as regras das brincadeiras propostas.

    ResponderExcluir
  2. asa brincadeiras são muito legagaisss
    eu tenhooooooO
    11 e gosteiii de maisss

    ResponderExcluir
  3. bá a maioria são coisas q a gente faz hoje em dia eu estou fazendo uma pesquisa sobre brincadeiras do tempo da avó!

    ResponderExcluir
  4. adorei essas brincadeiras tenho 37 anos e algumas são de minhas épocas adorava brincar de pedrinha, amarelinha passa anelinclusive brincava muito com minha avó dessa brincadeira era muito divertido, que saudades desse tempo, hoje tenho 3 filhos e as brincadeiras já ao são mais as mesmas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muitolegal mesmo essas brincadeiras!!!!

      Excluir
  5. Achei as brincadeiras legais.Mais eu to procurando é brincadeiras do tempo da bisavó!

    ResponderExcluir
  6. legais mas tô procurando brincadeiras do tempo da minha trisavó e ta dificil ta legal desculpa mas nâo valeu poxa ;caramba sera que nao tem aqui nao ♥

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que vcs podiam deixa um pouco mais exclarecedor! Está ótimo mais a da 5 marias não deu para entender muito. Mas são poucas mudanças continuem assim! Beijoossss

    Ânonima

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkk ... mto legal msmo !

    ResponderExcluir
  9. eu não consegui o que queria, então meu trabalho ficou uma merda da porra então aperfeissoen esse site , para outras pessoas aproveitarem , essa merda desse site

    ResponderExcluir
  10. eu odiei essa porra desse site vai toma no c*seus filhos da put@.

    ResponderExcluir
  11. coloque a brincadeira boca de forno ta

    ResponderExcluir
  12. 21 7 de 2010

    ISabela diz.....

    adorei as brincadeiras beijossssssss

    ResponderExcluir
  13. Anonimo 2 disse: gostei das bricadeiras mais ja conhecia todas elas nao sao muito antigas

    ResponderExcluir
  14. legal vou brincar com meus amigos e familiares
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Achei as brincadeiras llegais.Mais eu to procurando é brincadeiras do tempo da bisavó!

    ResponderExcluir
  16. tem gente que falou que estas brincadeiras não são ANTIGAS ... Pensa que nossos antepassados só brincavam de coisas VELHAS ???? EU estava fazendo uma pesquisa e encontrei MATERIAL ...

    ResponderExcluir
  17. que veiooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  18. MEU NOME E ANA FLAVIA E EU GOSTEI MUITOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  19. muito legais amei a (galinha gorda) muito divertida

    ResponderExcluir

Vamos trocar idéias?